segunda-feira, 25 de novembro de 2013

PROJETO METARECICLAGEM









PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO – SEMED
NÚCLEO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA - NIE
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Francisco de Assis





Diretora: Lêda Matilde Serra Sousa Galvão
Vice-diretora: Lorena Almeida
Técnicas: Antonia Lima, Kátia Simone e Nazaré Serrat
Professores responsáveis: Maria Vanderci Vasconcelos Marinho e Francisco da Silva Araújo
Público alvo: Alunos do 5º Ano





Projeto:

NOVA CONSCIÊNCIA SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: METARECICLAGEM.




Santarém
2013


Metareciclagem

1.        Considerações iniciais:

A MetaReciclagem surgiu a partir da preocupação com o avanço da indústria tecnológicas sobre os recursos naturais e o descarte cada vez maior de “lixo” eletrônico diante do apelo capitalista de ter mais lucro substituindo num tempo cada vez mais curto.
MetaReciclagem é uma rede organizada, a partir de filosofia com mesmo nome, que atua no desenvolvimento de ações de apropriação e desconstrução de tecnologia, de maneira descentralizada e aberta, propondo uma transformação social (WIKIPÉDIA). Ela não é somente uma prática de reciclar materiais tecnológicos, mas acima de tudo é uma ideia sobre a apropriação de tecnologias em busca de liberdade e transformação social através de diversas formas de ação inclusive da captação de computadores usados para montagem de laboratórios usando softwares livres.
Em outras palavras a MetaReciclagem propõe que um projeto efetivo de inclusão social através da tecnologia a partir de um princípio gerador capaz de garantir sustentabilidade e de permitir o efetivo domínio da apropriação da tecnologia, além da replicação do conceito em outras áreas de interesse. Daí a idéia de captar computadores antigos, o lixo digital, sucata tecnológica que fica à margem do mundo dos negócios por conta da falsa obsolescência incentivada pela indústria, e que conseqüentemente possui valor comercial baixo ou praticamente nulo (APOSTILA CASA BRASIL).

2.        Justificativa:

As tecnologias nos trazem benefícios, facilitam a nossa vida, mas nos desafiam em determinados pontos, seja na vida particular ou no ambiente escolar. Além das mudanças de hábitos e de ferramentas para se alcançar os nossos objetivos sociais e econômicos, temos que enfrentar a obsolescência das máquinas e equipamentos.
Questionar a obsolescência programada já se constitui num grande objetivo, mas não só. Temos que encarar o lixo advindo desse meio tecnológico, nos laboratórios de informática, e também nas nossas residências: laptops, celulares, televisores e todo material eletroeletrônico. Cada vez mais esses aparelhos encantam a todos na sociedade. O desejo de consumir está presente em todo lugar porque todos os dias mais novidade aparece.
Então, na escola sendo um local privilegiado de produzir conhecimentos tem-se a obrigação de influenciar positivamente para formar uma nova consciência contra a onda da indústria capitalista sem se excluir das novidades tecnológicas. Esse é o principal desafio: o consumo consciente, bem como a responsabilidade pela sustentabilidade ambiental.
 A sociedade santarena e o planeta esperam por uma resposta e ações eficazes para que os cidadãos vivam em paz, com consciência e respeito ao meio ambiente.
A Escola Municipal São Francisco de Assis através de seus atores querem participar dessa proposta do Núcleo de Informática Educativa do município de Santarém. Para isso, conta com a colaboração e a parceria de alunos, professores, técnicos e gestão no desenvolvimento deste projeto que tem por objetivo maior, alertar a comunidade sobre o perigo do acumulo indevido do lixo tecnológico na natureza

3.        Metodologia

O projeto será desenvolvido na Escola cujos atores principais são os estudantes visando favorecer a todos na Escola e se estender à comunidade com o envolvimento dos pais. Os trabalhos serão coordenados pelos professores do Laboratório de Informática, os quais juntamente com os alunos, irão desenvolver oficinas de 20h para a capacitação dos mesmos. As oficinas abordarão aspectos teóricos sobre as tecnologias da informação, softwares livres bem como a produção de trabalhos artísticos a partir de hardwares, incluindo confecção e pinturas.
Nos trabalhos incluem-se o aprendizado e a prática de desmontagem de máquinas conforme o tipo de trabalho a ser produzido e destinação adequada dos resíduos e materiais não utilizados.
Toas as atividades serão fotografadas e filmadas para que depois sejam mondadas apresentações visuais em forma de slides e animação usando os recursos tecnológicos disponíveis na escola.
Os pais dos alunos serão convidados para contribuírem para o desenvolvimento dos projetos e atividades dos estudantes.


4.        Objetivo Geral

Confeccionar trabalhos artísticos diversos a partir de material eletroeletrônico, promovendo dessa forma o reaproveitamento sustentável do lixo tecnológico e que leve a maior consciência no seio da comunidade escolar sobre as novas tecnologias e as idéias de liberdade no seu uso, bem como a destinação correta dos resíduos por ela produzidos.

5.        Objetivos Específicos

· Diminuir os impactos causados pelo lixo tecnológico ao meio ambiente;
· Aprender mais sobre o lixo em geral;
· Integrar a arte com a informática;
· Conhecer os componentes os equipamentos por dentro, seu funcionamento e sua constituição;  
· Consolidar essa nova tendência expressa pela MetaReciclagem;


· Participar do projeto municipal através da Mostra de MetaReciclagem promovida pelo NIE - Núcleo de Informática Educativa da Semed;
· Desenvolver a criatividade e a consciência do Consumo consciente e do uso de Softwares livres.

6.        Cronograma

ATIVIDADES
MESES
SET
OUT
NOV
DEZ
1
Estudo e elaboração do projeto MetaReciclagem
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2
Participação do professores em oficina no pólo.

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3
Realização da primeira oficina de MetaReciclagem na escola com a participação dos alunos para confecção de Lixeira

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4
Realização de oficina de MetaReciclagem para confecção de outros materiais.


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5
Sistematização dos resultados do projeto, registro e edição de materiais de apresentação: slides, vídeos e painel de fotos.


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6
Exposição dos trabalhos produzidos na Feira Pedagógica da Escola



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7
Participação em Evento Municipal sobre MetaReciclagem



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8
Divulgação dos trabalhos produzidos a partir da MetaReciclagem no Blog da Escola.



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7.                      Resultados Esperados

Espera-se com a integração a projetos ambientais, serviços da escola e atividades escolares, reduzir o lixo na escola e iniciar uma conscientização sobre a poluição local e global, com lixo químico e uso inadequado dos recursos da natureza.
Implantar a MetaReciclagem como prática consciente da comunidade escolar despertando os estudantes para a enorme quantidade opções criativas que ela oferece.
Participar da política municipal de meio ambiente atuando na escola e no bairro ativamente.
Participar do Primeiro Encontro Municipal sobre MetaReciclagem apresentando trabalhos artísticos dos alunos.

8.             Avaliação

Acontecerá durante o processo no qual se medirá pela participação nas oficinas e em aulas no laboratório de informática, assim como pela qualidade e quantidade me materiais criados e o nível de interesse e abrangência na escola e na comunidade. Os participantes devem se manifestar constantemente sobre os resultados esperados e alcançados. No final haverá a aplicação de um questionário para registro formal.

9.        Referências

WIKIPEDIA, ENCICLOPEDIA DIGITAL disponível on line: http://pt.wikipedia.org/wiki/ MetaReciclagem

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