PREFEITURA
MUNICIPAL DE SANTARÉM
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO – SEMED
NÚCLEO
DE INFORMÁTICA EDUCATIVA - NIE
Escola
Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Francisco de Assis
Diretora: Lêda Matilde Serra Sousa Galvão
Vice-diretora: Lorena Almeida
Técnicas: Antonia Lima, Kátia Simone e Nazaré Serrat
Professores responsáveis: Maria Vanderci Vasconcelos Marinho e
Francisco da Silva Araújo
Público alvo: Alunos do 5º Ano
Projeto:
NOVA CONSCIÊNCIA SOBRE
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: METARECICLAGEM.
Santarém
2013
Metareciclagem
1.
Considerações
iniciais:
A MetaReciclagem
surgiu a partir da preocupação com o avanço da indústria tecnológicas sobre os
recursos naturais e o descarte cada vez maior de “lixo” eletrônico diante do
apelo capitalista de ter mais lucro substituindo num tempo cada vez mais curto.
MetaReciclagem é uma rede organizada,
a partir de filosofia com mesmo nome, que atua no desenvolvimento de ações de
apropriação e desconstrução de tecnologia, de
maneira descentralizada e aberta, propondo uma transformação social
(WIKIPÉDIA). Ela não é
somente uma prática de reciclar materiais tecnológicos, mas acima de tudo é uma
ideia sobre a apropriação de tecnologias em busca de liberdade e transformação
social através de diversas formas de ação inclusive da captação de computadores
usados para montagem de laboratórios usando softwares livres.
Em outras palavras a MetaReciclagem propõe que um projeto
efetivo de inclusão social através da tecnologia a partir de um princípio
gerador capaz de garantir sustentabilidade e de permitir o efetivo domínio da
apropriação da tecnologia, além da replicação do conceito em outras áreas de
interesse. Daí a idéia de captar computadores antigos, o lixo digital, sucata
tecnológica que fica à margem do mundo dos negócios por conta da falsa
obsolescência incentivada pela indústria, e que conseqüentemente possui valor
comercial baixo ou praticamente nulo (APOSTILA CASA BRASIL).
2.
Justificativa:
As tecnologias nos trazem benefícios, facilitam
a nossa vida, mas nos desafiam em determinados pontos, seja na vida particular
ou no ambiente escolar. Além das mudanças de hábitos e de ferramentas para se alcançar
os nossos objetivos sociais e econômicos, temos que enfrentar a obsolescência das
máquinas e equipamentos.
Questionar a obsolescência programada já se
constitui num grande objetivo, mas não só. Temos que encarar o lixo advindo
desse meio tecnológico, nos laboratórios de informática, e também nas nossas
residências: laptops, celulares, televisores e todo material eletroeletrônico. Cada
vez mais esses aparelhos encantam a todos na sociedade. O desejo de consumir
está presente em todo lugar porque todos os dias mais novidade aparece.
Então, na escola sendo um local privilegiado de
produzir conhecimentos tem-se a obrigação de influenciar positivamente para formar
uma nova consciência contra a onda da indústria capitalista sem se excluir das
novidades tecnológicas. Esse é o principal desafio: o consumo consciente, bem
como a responsabilidade pela sustentabilidade ambiental.
A
sociedade santarena e o planeta esperam por uma resposta e ações eficazes para
que os cidadãos vivam em paz, com consciência e respeito ao meio ambiente.
A Escola Municipal São Francisco de Assis através
de seus atores querem participar dessa proposta do Núcleo de Informática
Educativa do município de Santarém. Para isso, conta com a colaboração e a
parceria de alunos, professores, técnicos e gestão no desenvolvimento deste
projeto que tem por objetivo maior, alertar a comunidade sobre o perigo do
acumulo indevido do lixo tecnológico na natureza
3.
Metodologia
O projeto será
desenvolvido na Escola cujos atores principais são os estudantes visando
favorecer a todos na Escola e se estender à comunidade com o envolvimento dos
pais. Os trabalhos serão coordenados pelos professores do Laboratório de
Informática, os quais juntamente com os alunos, irão desenvolver oficinas de 20h
para a capacitação dos mesmos. As oficinas abordarão aspectos teóricos sobre as
tecnologias da informação, softwares livres bem como a produção de trabalhos
artísticos a partir de hardwares, incluindo confecção e pinturas.
Nos trabalhos
incluem-se o aprendizado e a prática de desmontagem de máquinas conforme o tipo
de trabalho a ser produzido e destinação adequada dos resíduos e materiais não
utilizados.
Toas as atividades
serão fotografadas e filmadas para que depois sejam mondadas apresentações
visuais em forma de slides e animação usando os recursos tecnológicos
disponíveis na escola.
Os pais dos alunos serão convidados para contribuírem para o
desenvolvimento dos projetos e atividades dos estudantes.
4.
Objetivo
Geral
Confeccionar trabalhos artísticos diversos a partir de material
eletroeletrônico, promovendo dessa forma o reaproveitamento sustentável do lixo
tecnológico e que leve a maior consciência no seio da comunidade escolar sobre
as novas tecnologias e as idéias de liberdade no seu uso, bem como a destinação
correta dos resíduos por ela produzidos.
5.
Objetivos
Específicos
·
Diminuir os impactos causados pelo lixo tecnológico ao meio
ambiente;
·
Aprender mais sobre o lixo em geral;
·
Integrar a arte com a informática;
·
Conhecer os componentes os equipamentos por dentro, seu
funcionamento e sua constituição;
·
Consolidar essa nova tendência expressa pela MetaReciclagem;
·
Participar do projeto municipal através da Mostra de
MetaReciclagem promovida pelo NIE - Núcleo de Informática Educativa da Semed;
·
Desenvolver a criatividade e a consciência do Consumo consciente e
do uso de Softwares livres.
6.
Cronograma
Nº
|
ATIVIDADES
|
MESES
|
|||
SET
|
OUT
|
NOV
|
DEZ
|
||
1
|
Estudo e elaboração do projeto MetaReciclagem
|
X
|
X
|
||
2
|
Participação do professores em oficina no pólo.
|
X
|
|||
3
|
Realização da primeira oficina de MetaReciclagem
na escola com a participação dos alunos para confecção de Lixeira
|
X
|
|||
4
|
Realização de oficina de MetaReciclagem para
confecção de outros materiais.
|
X
|
X
|
||
5
|
Sistematização dos resultados do projeto,
registro e edição de materiais de apresentação: slides, vídeos e painel de
fotos.
|
X
|
X
|
||
6
|
Exposição dos trabalhos produzidos na Feira
Pedagógica da Escola
|
X
|
|||
7
|
Participação em Evento Municipal sobre
MetaReciclagem
|
X
|
|||
8
|
Divulgação dos trabalhos produzidos a partir da
MetaReciclagem no Blog da Escola.
|
X
|
7.
Resultados
Esperados
Espera-se com a integração a projetos ambientais, serviços da
escola e atividades escolares, reduzir o lixo na escola e iniciar uma
conscientização sobre a poluição local e global, com lixo químico e uso
inadequado dos recursos da natureza.
Implantar a MetaReciclagem como prática consciente da comunidade
escolar despertando os estudantes para a enorme quantidade opções criativas que
ela oferece.
Participar da política municipal de meio ambiente atuando na
escola e no bairro ativamente.
Participar do Primeiro Encontro Municipal sobre MetaReciclagem
apresentando trabalhos artísticos dos alunos.
8.
Avaliação
Acontecerá
durante o processo no qual se medirá pela participação nas oficinas e em aulas
no laboratório de informática, assim como pela qualidade e quantidade me
materiais criados e o nível de interesse e abrangência na escola e na
comunidade. Os participantes devem se manifestar constantemente sobre os
resultados esperados e alcançados. No final haverá a aplicação de um
questionário para registro formal.
9.
Referências
WIKIPEDIA,
ENCICLOPEDIA DIGITAL disponível on line: http://pt.wikipedia.org/wiki/
MetaReciclagem
CASA
BRASIL, apostila disponível on line: http://wiki.softwarelivre.org/pub/MinuanoDigita
l/Apostilacasabrasil/OficinaMetaReciclagem-ManualParticipante.pdf
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